PAUL
Sobre Nós
Projeto Onde estamos? Evolução do Paul Contactos
Valores Naturais
Biodiversidade Geodiversidade Percursos interpretativos
Materiais Didácticos
Materiais pedagógicos Paul de A a Z Actividades Educação Ambiental Actividades de Formação Baú de memórias
Multimédia
Fotos Vídeos Atlas sonoro do Paul Outros
Novidades
Notícias Eventos
Administração
  1. Página Principal
  2. Sobre Nós
  3. Projeto
  4. Linhas de acção do projecto

Projeto

Enquadramento e Objectivos
Equipa
Linhas de acção do projecto
2021-03-15 16:10:06

Linhas de acção do projecto

Em tempos remotos o Paul de Manique constituía uma planície de inundação fluvial e durante milhares de anos estabeleceu uma relação de extensão da dinâmica da pequena ribeira do Judeu. Já no século XX, a procura de novas áreas para agricultura veio ditar-lhe um destino que alterou a sua morfologia, dinâmica e configuração natural, durante décadas. O seu posterior abandono veio permitir um processo de renaturalização do local e desde 2011, um olhar diferente desenvolveu-se, procurando-se desde aí apoio para se conhecer, preservar e divulgar os valores naturais aí existentes. A proposta de Projecto que agora se apresenta, enquadra-se num esforço conjunto de várias entidades, que desde 2017 têm procurado identificar/registar os valores naturais do Paul e da sua área envolvente. No entanto, é notório o desconhecimento dos valores de BIO e GEOdiversidade desta zona húmida pela comunidade local, face à sua antiga função. No encalce que enriquecer a percepção dos actores locais (técnicos da administração local, professores, alunos, comunidade local, empresários, agentes de comunicação social) sobre os valores naturais do Paul de Manique, bem como do papel dos serviços dos ecossistemas, elaborou-se esta proposta que inclui diversas iniciativas dirigidas a diferentes públicos de acordo com os objectivos expressos na ENEA 2020 e mais especificamente tentando cumprir de acordo com as medidas #3, #4, #9, #10, #11, #11. Perseguindo o desejo de assistir a uma completa (RE)NATURALIZAÇÃO do Paul de Manique do Intendente, impõe-se uma série de acções desenvolvidas de forma integrada e interligadas entre os vários parceiros locais. Inicialmente investir-se-á mais no conhecimento que a população tem do local e das suas expectativas para a gestão futura do local. Segue-se o reconhecimento do Património Natural da região, com a identificação de percursos temáticos e a definição de BIO e GEO-Pontos de Interesse regional e/ou nacional, que se pretendem divulgar junto dos professores, alunos e comunidade. Finalmente, vão desenvolver-se estratégias/actividades que visem capacitar os intervenientes com o propósito de tomarem a proteção e valorização da sua região e da sua cultura como parte integrante das suas responsabilidades.

Acção 1 – Aproximação à comunidade – Sessões de participação pública O objectivo desta fase é caracterizar as perceções dos agentes locais e das populações sobre os valores de património natural que constitui o paul e a sua envolvente. Irá permitir ter uma avaliação do estado inicial dos conhecimentos, critérios e valorizações, antes de iniciar um conjunto de actividades que visem a formação, capacitação e sensibilização ambiental. Implica uma tarefa preparatória de recolha de informação sobre os valores naturais (espécies e habitats, biodiversidade e geodiversidade) e serviços de ecossistema associados e ainda sobre as suas ameaças, de forma a preparar conteúdos para a divulgação deste material em acções de participação pública, dirigida a públicos específicos.

Acção 2 – Formação/Capacitação/Educação Ambiental – Programas de Educação Ambiental dirigidos a jovens em idade escolar, Projetos de Educação Ambiental dirigidos aos cidadãos, Ações de formação e sensibilização ambiental, dirigidas a professores, agentes da comunicação social, institucionais e do setor empresarial Sessões de divulgação de conhecimento e educação ambiental orientadas para diferentes públicos. Podem decorrer em sala (presencial ou webinar) e incluir sessões no terreno fazendo percursos pedestres para visualização dos valores naturais do paul. O objectivo final será envolver a comunidade em iniciativas que potenciem, publicite, conservem um valor de bio/geodiversidade ou um recurso natural local. Para o caso dos professores será dado tempo para que a comunidade escolar selecione algumas temáticas que preferiria ver abordadas nos programas de educação ambiental e que desenvolva os projectos na comunidade escolar, de forma transdisciplinar e com as especificidades de cada grupo escolar.

Acção 3 – Partilhar/divulgar - Desenvolver conteúdos, didáticos e desmaterializados, Promover o diálogo aberto, crítico e reflexivo sobre as ameaças e as oportunidades O objectivo será a produção de variados tipos de materiais didácticos de forma a ficarem disponíveis quer ara os grupos locais, quer para outras comunidades com interesses ambientais comuns. A disponibilização dos materiais produzidos em plataforma web permitirá um maior alcance na dispersão dos documentos pedagógicos. A realização de seminários, conferências, tertúlias, workshops permitirá a discussão sobre a gestão futura do espaço e das vantagens e dificuldades partilhadas por comunidades com territórios de idênticas especificidades. A troca de experiências pode ser enriquecedora para esta comunidade local que agora desperta para a importância do paul e para os seus valores naturais.

Acção 4 – Perpetuar os valores e replicar O objectivo será mostrar o resultado deste trabalho junto desta comunidade e com este exemplo incentivar outras comunidades a replicar mudanças de comportamentos, dentro e fora de portas.

Acção 5 – Relatórios Relatório de Progresso: a entregar no final de Setembro, para cabimento de 30% do montante do financiamento; Relatório de Execução: a entregar no final de Novembro, para cabimento de 70% do montante do financiamento e entrega de toda a informação produzida no Projecto.

©Anabela Cruces

Links
Parceiros
Entidades Financiadoras